31.12.06

Arroz com Camarão e Anchova Assada com Batatas

Eu não como NADA que nada! Talvez, por este motivo, o máximo que havia preparado na vida foram camarões fritos. Ficaram um desastre, deixei fritando, fritando, fritando com medo de comer os tais bichinhos crus. No final, estavam borrachudos, péssimos! E pela primeira vez, preparei um peixe e esse Arroz com Camarões que minha mãe (receita fácil, salvou a pátria) sempre faz quando vamos ao litoral ou quando trazemos camarões de lá.
No Natal, cansada de Natal (e querendo curtir uma praia menos lotada) fui para Ubatuba. Na volta, passei no Mercado Municipal de Pescados e trouxe essas belezuras. Os proprietários da pousada (um casal muito simpático) recomendou comprar camarões com cabeça etc. Disse que os limpos podem estar velhos, já que a cabeça estraga primeiro, daí eles limpam para vender logo. Levamos 500 g. O peixe escolhido foi a Anchova (650 g), só tem a espinha central e espinhas fáceis de retirar, a carne é bem branquinha e com o tempero ficou com sabor suave.

Anchova Assada com Batatas
(serve bem duas pessoas)
- 1 Anchova (650g) limpa
- 1/2 cebola em rodelas
- 1/2 tomate em rodelas
- 2 dentes de alho em lâminas
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- sal a gosto
- 1/2 limão espremido
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de azeite
- seis a oito batatas

Modo de fazer
Cortar um pedaço grande de papel alumínio para envolver todo o peixe (duas camadas). Colocar o peixe no centro, recheá-lo com o tomate, a cebola, o alho, o coentro, uma pitadinha de sal, despejar o vinho branco e o limão epremido. Embrulhar o peixe e deixar pegar gosto por quarenta minutos. Levar para assar em forno bem quente por trinta minutos em potência média-alta ou vinte minutos em potência alta, desligar o forno e deixar mais dez minutos em ambos os casos.

Batatas na manteiga
As batatas eu cozinhei, depois dourei na manteiga e salguei (faltou a salsinha). Não assei com o peixe pq não gosto de peixe e nem do gosto dele nas batatas. (Obs.: Fiz o almoço para o namorado e o sogro que é espanhol e aprecia frutos do mar).
Ou poderia ter pré-cozido as batatas para depois colocá-las para assar com o peixe, desta forma pegam o gosto também dos temperos.

Arroz com Camarão

- 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz
- 500 g de camarão
- 1 colher (sopa) de coentro picado
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de óleo
- sal

Coloque uma panela de água para ferver. Quando levantar fervura jogue os camarões inteiros. Assim que ficarem rosados (é rápido) desligue o fogo e escorra. Espere esfriar fazendo um arroz sem tempero, use apenas óleo, água e sal. Descasque os camarões. Em uma frigideira grande e funda, coloque azeite, a cebola, o alho e os camarões e, em fogo alto, doure rapidamente os camarões (até dois minutos no máximo). Na mesma frigideira, coloque uma polpa de tomate e espere levantar fervura, cozinhe por um minuto e tempere com sal a gosto, pimenta do reino (pouquinhozinho) e o coentro picado (1 colher/sopa). Misture o molho com camarões (só provei uma gota pra ver se estava bom de sal) no arroz branco e pronto!
Só digo que foi tudo aprovado com louvor!!! Obrigada, mãe!







3 comments:

Márcia said...

Oi, Aninha.
Cheguei aqui pelo comentário q vc deixou em nossa casinha - Le fouet, e gostei demais de seu cantinho!
Esse arroz com camarão tá com uma cara ótima, e mais ainda se levarmos em conta a praticidade. Voltarei mais vezes.
Beijos e um ótimo 2007 pra vc!

Anilda Clementina said...

Obrigada, Marcia.
A Arroz com camarão ficou realmente muito bom e belo. Já o peixe ficou pálido. Faltou deixá-lo dourar retirando o papel alumínio.
Bom ano e Bjú.

Anonymous said...

Esta Receita é maravilhosa. Peguei na internet por busca. tinha todos os ingredientes em casa. segui a orientação de cozinhar a batata e depois dourar na manteiga. Foi o maior Sucesso. Todos se fartaram.
Obrigado.
Marcos Martins